Segurado especial pode receber auxílio-acidente?

auxílio-acidente

O segurado especial pode receber auxílio-acidente? Muitas pessoas acabam tendo essa dúvida, principalmente pelo fato de que o segurado especial tem regras às vezes diferenciadas.

Esse auxílio é muito importante e devido a maioria dos beneficiários, porém, não a todos. Os segurados facultativos, por exemplo, não contam com essa vantagem.

Portanto, é muito importante que você saiba essas diferenças e perceba o que é preciso fazer para comprovar, caso tenha esse direito. Confira agora todas as informações e boa leitura.

O que é o auxílio-acidente?

O auxílio-acidente é um benefício previdenciário que é devido a certos grupos de segurados quando se envolvem em acidentes de qualquer natureza que tornem mais difícil a execução do trabalho que realizam. 

O acidente pode vir a deixar algumas sequelas que podem impossibilitar momentaneamente ou de forma mais estendida a atividade laborativa.

Nesses casos, o auxílio vem em boa hora, ajudando com que você tenha uma renda que lhe garanta a subsistência.

Entretanto, nem todos têm direito a esse benefício. É muito importante que você saiba se está ou não dentro desse grupo para requerer o auxílio.

O que caracteriza o segurado especial?

O segurado especial é aquele que trabalha em família ou mesmo de maneira individual, que pratica atividades agropecuárias em propriedades rurais de pequeno porte.

Além disso, aqueles que são pescadores também podem ser enquadrados dentro dessa classificação.

Esses trabalhadores atuam de forma braçal e sem muitos recursos para garantir sua própria subsistência.

Quando há lucros com sua produção, os segurados especiais contribuem com o INSS. Nos períodos em que não há produção, apenas a comprovação de sua atividade é necessária.

Segurado especial pode receber auxílio-acidente?

O segurado especial faz sim parte do grupo dos que tem possibilidade de receber o auxílio-acidente em caso de necessidade.

Ou seja, se caso você seja um segurado especial e sofra um acidente que prejudique sua capacidade de trabalho, saiba que você tem sim o direito de requerer esse benefício para você.

O segurado especial tem o direito de usufruir, para que não fique sem receber sua renda no período em que não puder de nenhuma maneira exercer suas atividades por conta de um acidente.

Como comprovar esse direito?

Para se ter o direito de receber o auxílio-acidente, você precisa comprovar que é segurado especial, ou seja, que exerce atividade agropecuária.

As pessoas que tem o direito de receber o auxílio-acidente precisar ser segurados do INSS, comprovando por meio das contribuições feitas durante o período trabalhado.

Os segurados especiais contribuem quando há produção. E quando precisam requerer algum tipo de benefício, como o auxílio acidente, comprovam que exercem a atividade que é citada na lei.

Sendo assim, se caso você necessite usufruir desse salário para manter sua família em seu período de recuperação, exerça seus direitos.

Caso você seja segurado especial e queira receber auxílio-acidente, fale com nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas.

Leia também: Entenda como funciona o auxílio-reclusão

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima