Quais doenças na coluna dão direito a aposentadoria?

Doenças na coluna

Doenças na coluna dão direito a aposentadoria?

A incapacidade para o trabalho gera o direito de aposentadoria por invalidez, sendo feita uma análise minuciosa pelo perito do INSS, que determinará tal situação incapacitante.

Contudo, existem doenças que são passíveis de reabilitação, não tendo que se falar em invalidez permanente, sendo concedido o chamado auxílio-doença, enquanto a enfermidade persistir.

Caso as doenças de coluna sejam crônicas, incapacitando o seu portador às rotinas diárias, maiores serão as chances para que o INSS conceda o benefício da aposentadoria por invalidez.

Mas quais são as doenças na coluna que dão direito à aposentadoria por invalidez?

Vamos conversar sobre o tema e entender mais agora mesmo.

Hérnia de Disco

Quando os discos intervertebrais estão desgastados, o contato entre uma vertebra com a outra é prejudicado, gerando doenças na coluna , e muita dor. Conforme o tempo passar, os discos sairão do eixo da coluna, comprimindo os nervos, podendo gerar a entrada de massa para o canal da medula.

Essa patologia é passível de aposentadoria por invalidez, pois com o tempo ela piora, se tornando cada vez mais grave, podendo gerar a paralisia da pessoa. Portanto, é necessário requerer o benefício perante o INSS, sendo feita a perícia para que seja avaliada a real condição patológica.

Cervicalgia

O torcicolo, ou cervicalgia, é uma pulsão de dor a qual se dá nas vértebras cervicais. Há aspecto agudo pontual e crônica, e são causadas por alterações posturais.

Movimentos bruscos do pescoço também podem gerar a cervicalgia, sendo doença incapacitante e permanente, gerando o direito de aposentadoria por invalidez.

Protusão Discal

Nessa doença acontece a dilatação e degeneração dos discos da coluna, aqueles que estão entre os da intervertebrais. Ligamentos e estruturas regionais são atingidos pela dilatação e causam bastante dor na região.

Tal doença na coluna é uma das causas de invalidez permanente que pode gerar o acesso ao benefício de aposentadoria para quem sobre com a patologia.

https://www.high-endrolex.com/36

Osteofitose

O osso localizado entre as vértebras crescer de forma desmedida, e tal crescimento se dá onde os discos estão desgastados, retirando a função de amortecimento dos próprios discos.

Também é conhecida como bico de papagaio pois o osso pode surgir entre as vértebras. Quem tem reumatismo tem propensão a ter essa doença. Tal situação é causa de aposentadoria por invalidez.

Discopatia Degenerativa

Os discos intervertebrais começam a se degenerar tendo em vista a perda da água da região, o que gera a imobilidade dos discos, afetando a capacidade de movimentação. Fatores genéticos podem levar a esse problema, bem como obesidade e tabagismo.

A doença também é causa de aposentadoria por invalidez, devendo ser requerido o pedido e avaliado em perícia do INSS.

Espondiloartrose Lombar

Essa doença, degenerativa, dá direito à aposentadoria por invalidez, pois ela possui características de evolução, levando à imobilização da pessoa. Ela consiste na inflamação de coluna, caracterizada por lesão, fazendo com que as vértebras se fundam umas com as outras, enrijecendo a coluna inteira.

Ela é causa de aposentadoria por invalidez, principalmente pela sua característica de incapacidade evolutiva, ou seja, quanto mais o tempo passa, pior ela fica imobilizando o portador.

Escoliose

A escoliose é uma doença que gera muitos embates sobre sua capacidade incapacitante ou não. Ela só será causa de geração do benefício da aposentadoria por invalidez casa gere a incapacitação da pessoa, fazendo com que ela tenha limitações de movimentos.

A escoliose consiste na deformação da coluna vertebral, podendo gerar deformação no tórax, pelve e costelas. A incapacitação e a concessão do benefício dependerão da análise feita pela junta médica do INSS.

Requisitos específicos para a concessão

Além dos requisitos subjetivos, como a análise da situação por junta médica do INSS, há os requisitos objetivos que devem ser observados.

Tais como a qualidade de segurado e contribuinte do requerente, carência de pelo menos doze meses de recolhimento ao INSS, existência de doença incapacitante, que impeça o desenvolvimento de qualquer atividade para garantia de sua subsistência e a definitividade da incapacidade, não havendo possibilidade de recuperação.

Se você precisar de auxílio em relação a doenças na coluna e aposentadoria, converse com nossa equipe de especialistas e saiba mais sobre o tema.

Leia também: Aposentadoria Indeferida o que fazer?

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima