Projeto de lei quer definir prazos para INSS conceder aposentadoria

Projeto de lei quer definir prazos para INSS conceder aposentadoria

O Projeto de Lei 4365/21 está em tramitação dentro da Câmara dos Deputados, para definir prazos para INSS conceder aposentadoria. O projeto visa conferir mais celeridade para esses processos.

Essa análise, que antes poderia levar bastante tempo para ser finalizada, irá ocorrer em prazos bem menores e pré-fixados, acabando assim com a enorme espera para que se recebam os benefícios.

Quer saber mais sobre esse tema e conferir como irão funcionar os prazos de acordo com o projeto? Então continue acompanhando para saber de todos os detalhes.

Saiba mais sobre o projeto de lei que quer definir prazos para INSS conceder aposentadoria.

O projeto que está em tramitação conta com a autoria de Sidney Leite, trazendo, assim, uma alteração na Lei de Benefícios da Previdência Social. Como dito anteriormente, essas alterações buscam fixar prazos para a concessão de diversos benefícios, garantindo assim mais celeridade aos processos.

Além da fixação desses prazos, os quais iremos falar logo a seguir, haverá também sanções que irão decorrer do atraso do órgão ao cumprir a definição do benefício.

Prazos do INSS para conceder aposentadoria por invalidez

No caso daqueles que solicitarem a aposentadoria por invalidez, o prazo máximo para a resposta da análise é de 60 dias úteis desde que o requerimento tenha sido feito.

Vale ressaltar que, caso esse prazo não se cumpra, o INSS deverá conceder, de pronto, um benefício provisório com valor de um salário mínimo vigente. Assim que houver uma solução definitiva para o caso, o salário será substituído pelo definido na análise.

Prazo para aposentadoria por tempo de contribuição ou idade

Nesses casos em específico, o prazo que o INSS conta para fazer a análise é de apenas 30 dias úteis desde que tenha sido feito o pedido, devendo o órgão pagar o valor de 1 salário mínimo provisoriamente caso o prazo se estenda além do que fora fixado.

Prazo para aposentadoria especial

Aos que pleiteiam uma aposentadoria especial, que é concedida para certos tipos de trabalhadores, o prazo para a análise do INSS é de até 60 dias, devendo o órgão conceder também, provisoriamente, o benefício no valor de 1 salário mínimo ao exceder esse tempo.

Prazos para outros benefícios além da aposentadoria

Esses prazos não se estendem apenas a aposentadoria, visto que outros benefícios previdenciários também contarão com uma contagem de dias para que a análise ocorra.

Abaixo, elencamos mais duas hipóteses em que existe a ocorrência desses prazos, devendo o órgão observar para que não exceda de forma alguma o tempo previsto para a resposta da análise.

Prazo para salário maternidade

No caso em tela, o prazo para a análise e concessão do benefício é de apenas 30 dias. Caso esse prazo se estenda por mais tempo, haverá uma concessão provisória do benefício, até que o órgão tenha uma resposta final. O mesmo ocorre para os casos de pensão por morte, contando com o mesmo prazo.

Prazo para auxílio doença

Os que buscam a concessão do auxílio doença também serão beneficiados com a contagem de prazos, sendo este de até 60 dias para que o INSS possa entregar uma resposta a respeito do que foi pleiteado.

Se a perícia não ocorrer dentro deste período, o benefício será concedido de forma integral, deixando de lado o limite do salário mínimo.

Como pudemos ver, o objetivo principal do projeto de lei é realmente tornar todo o processo da prestação do serviço do INSS muito mais célere para o usuário do serviço público.  

Por fim, isso representa uma boa evolução dentro do órgão, que caminha para entregar um serviço cada vez melhor. O processo segue em análise.

Leia também: Aposentadoria por idade: regras e como requerer

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima