Previdência privada ou INSS: qual é melhor para o seu futuro? descubra agora mesmo!

Previdência privada ou INSS

Se você gosta de planejar o futuro, pode estar se perguntando o que é melhor: previdência privada ou INSS, em qual plano de aposentadoria devo apostar? Afinal, são muitas as variáveis e todos queremos garantir o máximo de conforto e tranquilidade para quando pararmos de trabalhar, não é mesmo?

Contudo, nem sempre é fácil identificar qual o melhor caminho para chegar a esse objetivo. É preciso levar em conta tanto o presente (com o qual temos que conciliar as despesas com o fundo de aposentadoria), quanto o futuro, no qual dependeremos total ou em boa parte desse fundo.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações sobre esse assunto para te ajudar a decidir. Portanto, acompanhe esse post até o final, pois essas dicas podem ser determinantes para o seu sossego no futuro!

Previdência privada ou INSS: uma decisão difícil

A aposentadoria é uma fase da vida pela qual todos nós aspiramos, afinal, é o momento em que podemos desfrutar do esforço de anos de trabalho árduo. No entanto, com a reforma da previdência de 2019, muitos brasileiros têm se questionado sobre qual é a melhor opção para garantir uma aposentadoria tranquila: a previdência privada ou o INSS.

A seguir, vamos mostrar detalhes sobre as características de cada uma dessas alternativas.

Mais sobre o INSS

O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é o sistema previdenciário público do Brasil. Ele funciona como uma espécie de seguro social. Garantindo aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros benefícios, para os trabalhadores que contribuem mensalmente.

Antes da reforma da previdência, o cálculo do benefício era baseado nos 80% maiores salários de contribuição, o que proporcionava uma renda relativamente boa na aposentadoria. No entanto, com as mudanças promovidas pela reforma, agora o cálculo considera a média de todos os salários, o que pode resultar em uma redução significativa no valor final.

Mais sobre a previdência privada

Enquanto isso, a previdência privada é uma alternativa complementar ao INSS. Assim, trata-se de um sistema oferecido por instituições financeiras, como bancos e seguradoras. Que permite aos indivíduos contribuírem com uma quantia mensal para formar uma reserva de dinheiro que será utilizada no momento da aposentadoria.

A saber, existem dois tipos principais de previdência privada: o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). O PGBL é indicado para pessoas que fazem a declaração completa do Imposto de Renda, enquanto o VGBL é mais adequado para aqueles que optam pela declaração simplificada.

Vantagens e desvantagens dos dois tipos de previdência

Uma das principais vantagens da previdência privada é a possibilidade de personalização. Afinal, ao aderir a um plano, você pode definir o valor da contribuição mensal e escolher entre diferentes modalidades de investimento, como renda fixa, renda variável ou uma combinação de ambas.

Essa flexibilidade permite que você ajuste a estratégia de acordo com seu perfil de risco e objetivos financeiros. Além disso, os planos de previdência privada oferecem a possibilidade de resgatar o dinheiro investido de forma antecipada, caso seja necessário, embora isso possa acarretar em penalidades.

Porém, a previdência privada também possui suas desvantagens. A principal delas é a falta de garantia em relação aos retornos dos investimentos, já que estão sujeitos às variações do mercado. Ademais, os planos de previdência privada costumam ter taxas de administração e carregamento, o que pode reduzir o valor final do benefício.

Conclusão

Para se decidir entre previdência privada ou INSS, é fundamental analisar seu perfil, objetivos e condições financeiras. O INSS é uma opção segura e obrigatória, mas a reforma de 2019 trouxe algumas mudanças que podem impactar negativamente o valor da aposentadoria. Já a previdência privada oferece maior flexibilidade e potencial de retorno, mas também envolve riscos e taxas.

Sendo assim, muitas pessoas optam por uma combinação dos dois sistemas, garantindo uma base segura com o INSS e um complemento com a previdência privada. Dessa forma, esse também é um caminho, pois vale ressaltar que não é necessariamente obrigatório escolher.

Então, agora que você já sabe todas as suas opções para o futuro, fica mais fácil resolver se INSS ou previdência privada é o melhor para você. Ou ainda, se um plano misto seria mais viável. De todo modo, se estiver com dúvidas, procure um advogado especialista em Direito Previdenciário. Pois esse profissional poderá avaliar o seu caso e orientar sobre o melhor caminho.

Leia também: Descubra a melhor forma de se aposentar fazendo um planejamento previdenciário

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima