O que é a revisão da vida toda do INSS?

Revisão da vida toda

As pessoas que já recebem o benefício da aposentadoria podem solicitar a chamada revisão da vida toda do INSS, mas afinal, o que é isso?

O benefício da aposentadoria antigamente era contado com base em um cálculo feito com as contribuições de quem havia trabalhado a partir de julho de 1994. Os valores que a pessoa contribuiu retroativos essa data, não eram contabilizados.

A revisão da vida toda nada mais é análise de possíveis erros dos cálculos na sua aposentadoria o que pode interferir no resultado final do seu valor recebido nesse benefício.

Em outras palavras, a revisão da vida toda é uma proposta de reparar dano financeiro indevido, que pode ter sido gerado por verbas não contadas ou mal calculadas.

Como saber se você tem direito dessa revisão?

Existem alguns fatores que vão definir se você tem ou não direito e para saber isso, é necessário você tenha contribuído pela primeira vez antes de 1994, bem como tenha recebido a sua primeira contribuição até 10 anos antes da data atual.

Com isso, é provável que você tenha direito, mas é importante que você não deixe passar esse prazo, visto que o prazo para recorrer e pedir a revisão é de até 10 anos após o primeiro recebimento. Após isso, você perde o direito de solicitar essa revisão.

Alguns beneficiários podem recorrer e fazer a solicitação da revisão da vida toda, podem ser os aposentados por idade, de maneira especial, que foram aposentados por invalidez, por tempo de serviço ou que recebem pensão por morte.

Como fazer a solicitação da revisão da vida toda do INSS?

Antes de efetivamente fazer a solicitação, é necessário que você faça um prévio cálculo para analisar se de fato você tem direito a uma avaliação dos seus valores recebidos atualmente e se há a necessidade de solicitar a revisão, depois nem sempre os valores podem sofrer uma alteração positiva e relevante.

É primordial nessa fase que você tenha auxílio de um advogado para verificar os documentos e reunir junto a você todos os que comprovam se de fato houve uma ilegalidade no cálculo de concessão do seu benefício.

Com os documentos em mãos, havendo efetivamente uma ilegalidade do INSS, que pode ser comprovada pelos seus documentos e além disso, o valor sendo um valor relevante para você, a sua solicitação de revisão pelo advogado que acompanha a sua causa para que o mesmo entre com uma ação de revisão.

Caso sua revisão da vida toda seja analisada uma irregularidade, o que acontece com os retroativos?

Comprovada a irregularidade no pagamento do seu benefício de aposentadoria ao longo dos anos, você pode sim receber as suas verbas retroativas. Porém existem algumas ressalvas que podem influenciar nisso, entenda.

Mas fique atento, o valor que você vai receber não é o retroativo de todos os anos em que você está aposentado.

Após a decisão de que, sim há de fato uma irregularidade nas suas verbas do seu benefício da aposentadoria, você receberá os valores reparados contando com os 5 últimos anos do recebimento. Além disso, os valores mensais que você recebe seu benefício, serão automaticamente reajustados.

E agora, o que fazer após ter esse conhecimento?

Agora que você entendeu o que é a revisão da vida toda do INSS, você precisa analisar você tem direito e caso tenha, procure um especialista na área de advocacia para ser o seu suporte e te auxiliar em tudo o que for preciso para você reaver tudo o que for seu por direito. Seja a atualização dos seus valores e retroativos também.

Leia também: Quem recebe benefício por incapacidade pode trabalhar?

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima