Já fiz a perícia no INSS: quando vou receber meu benefício?

Perícia no INSS

Realizar a perícia no INSS não garante a concessão do benefício imediato. Afinal, existem alguns prazos para os diversos benefícios que o INSS disponibiliza.

No entanto, além de fazer a perícia para saber se você tem direito a receber o que pleiteou, é necessário também passar por um processo burocrático para comprovação dessa obtenção do benefício, para só então após isso ele ser concedido.

Isso pode envolver agendamentos por sites, consultas médicas para analisar se de fato você tem direito de receber o que pediu. Além disso, é necessário ficar atento aos prazos de resposta e concessão para não ser lesado no futuro.

Se você quer saber mais a respeito da perícia e do recebimento do que é devido, continue a leitura para saber mais.

Como funciona a perícia no INSS?

No geral, a perícia do INSS pode levar um pouco mais de tempo do que o esperado pelas pessoas que estão dependendo do benefício. Pois é necessário solicitar o agendamento e só depois ocorre a análise do médico.

Dependendo do tipo do benefício a ser concedido, é necessário passar pela perícia não só para a obtenção do benefício, como também para de tempos em tempos confirmar que ainda tem direito a recebê-lo.

Acontece que alguns resultados da perícia podem vir com atrasos e infelizmente o prazo já é longo.

Quem determina a concessão do benefício do INSS?

A resposta depende dá análise que deve ser feita mediante agendamento através do site do meu INSS.

Dependendo da análise do médico é possível autorizar a concessão do benefício, bem como a interrupção ou até mesmo prolongar o tempo do benefício concedido.

No entanto, para passar por todo esse processo é imprescindível dar o primeiro passo online, para realizar o agendamento no site afim de marcar a primeira perícia.

Além desse agendamento é fundamental juntar todos os documentos necessários para a comprovação da necessidade da obtenção ou prorrogação.

Quanto tempo o INSS tem para responder e conceder o benefício?

A resposta sobre a perícia deve ser dada no mesmo dia em que foi realizada até às 21h.

Caso esse prazo não seja cumprido o ideal é entrar em contato com a central de atendimento que disponibilizam para buscar informações sobre os benefícios.

Esse contato pode ser feito através do número 135. Por meio dele é possível obter informações de como proceder em caso de atrasos.

Antes da pandemia COVID-19 os prazos iniciais para a concessão do benefício eram de até 45 dias e após isso, sofreram um atraso natural devido algumas paralisações do serviço e, portanto, ele aumentou para 90 dias.

No entanto, mesmo com um prazo grande para a concessão do benefício, caso ele atrase, já havendo o direito obtido através da resposta positiva da perícia, é fundamental entrar em contato com o canal de atendimento para averiguar o que está acontecendo.

Caso o contato com o canal de atendimento e com o INSS não sejam suficientes para acelerar o seu processo de obtenção do seu direito de perícia, é fundamental buscar ajuda de um advogado para saber quando você receberá o seu benefício.

Com a ajuda do profissional competente você será melhor orientado. Além disso, procure juntar as provas necessárias para comprovar que apesar do seu direito concedido através da realização e resultado positivo da perícia, você ainda não teve o retorno financeiro da concessão do benefício.

Com essas informações sobre o funcionamento da perícia, quem determina a concessão do benefício do INSS e também o prazo que você tem para receber o seu benefício, caso você sinta que foi lesado de alguma maneira, não deixe de correr atrás de seus direitos e averiguar porque o benefício ainda não foi concedido a você.

Leia também: Dona de casa tem direito a aposentadoria – saiba como

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima