Como marcar sua perícia do INSS? veja o que é preciso levar para não ser reprovado

Previdência-social

 O processo de agendamento da perícia do INSS pode ser um desafio para as pessoas que não estão preparadas para os documentos exigidos. Afinal, existem diversos protocolos e também documentações exigidas o que você deve verificar passo a passo para não correr o risco de não ser concedido seu benefício.

Se você conseguiu marcar a sua perícia do INSS, veja abaixo o que é preciso levar para não ser reprovado.

Outra informação relevante é que apesar de você passar pela perícia, isso não te garante que você consiga o aval da mesma. Tudo dependerá da análise pericial.

Como marcar a perícia do INSS?

No geral, a perícia do INSS demanda um pouco mais de tempo do que as pessoas gostariam. Isso ocorre devido a uma série de prazos que precisam ser cumpridos, bem como um passo a passos também.

A concessão do benefício pode envolver consultas médicas para analisar se de fato você precisa desse benefício.

O agendamento pode ser feito através do site meu INSS com o seguinte passo a passo:

  • login no Meu INSS;
  • “Do que você precisa?” e escreva “Agendar Perícia”.
  • “Perícia Inicial” se for a primeira vez
  • Clique em “Atualizar”;
  • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  • Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Após esse agendamento é necessário fazer uma junta de diversos documentos médicos e também pessoais que comprovem a sua necessidade daquela solicitação da perícia. Os quais são:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Número de identificação do trabalhador (PIS/PASEP);
  • Carteira de trabalho ou carnês de contribuição, ou qualquer documento que comprove o pagamento do INSS ;
  • Atestado ou laudo médico que comprove a doença
  • Exames médicos que comprovem a enfermidade do segurado;
  • Requerimento carimbado e assinado pela sua empresa, informando o último dia de trabalho (apenas para os trabalhadores celetistas)

Como é a resposta da analise?

A resposta da análise pode demandar um tempo maior do que o previsto. Ela será dada no mesmo dia. O médico responsável por ela poderá prorrogar a concessão do benefício ou autorizar pela primeira vez..

Quanto tempo o INSS tem para responder e conceder o benefício?

O prazo inicial para a resposta do INSS é diferente do prazo da concessão do benefício.

Ele deve ser cumprido até às 21h daquele dia estabelecido, no entanto, caso ele não seja cumprido, é necessário que você entre em contato com a central de atendimento no número 135 para buscar informações.

Já os prazos para a concessão do benefício podem variar bastante. Antes da ocorrência da pandemia que movimentou o serviço de saúde como nunca antes, mas que, no entanto, paralisou os demais serviços, a concessão do benefício da perícia era feito em até 45 dias e atualmente pode chegar até 90 dias

No entanto, apesar do prazo já ser estendido, ainda assim podem ocorrer casos de atraso e se isso acontecer com você, procure o canal de atendimento mais viável para entrar em contato e ficar orientado sobre o porquê da demora.

Caso mesmo entrando em contato com o canal de atendimento, você não consiga retorno sobre o porquê da demora, procure ajuda de um profissional, um advogado que seja especializado no caso para te nortear e juntar todas as provas necessárias para resolução do caso.

Com essas orientações sobre como realizar a sua perícia e quais documentos levar para não ser reprovado, ficará mais fácil saber como proceder na sua primeira perícia e também como viabilizar seu direito.

Leia também: Já fiz a perícia no INSS: quando vou receber meu benefício?

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

4 comentários em “Como marcar sua perícia do INSS? veja o que é preciso levar para não ser reprovado”

  1. Avatar
    Jocelia Pereira Da Silva

    Tenho mais de cinco anos afastada do meu serviço devo comparecer na empresa que eu trabalhava pois minha perícia foi negado judicialmente. E agora não sei u que fazer pois não tenho condições de trabalhar mesmo sinto muito fraqueza e cansada sem forças mesmo e meu serviço era serviços gerais tinha que limpar paredes teto. Pelo amor de Deus me ajude gratidão pois estou passando por uma fase muito difícil da minha vida AINDA tenho 2 filhos pra sustentar obrigada por a sua atenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima