O processo de agendamento da perícia do INSS pode ser um desafio para as pessoas que não estão preparadas para os documentos exigidos. Afinal, existem diversos protocolos e também documentações exigidas o que você deve verificar passo a passo para não correr o risco de não ser concedido seu benefício.
Se você conseguiu marcar a sua perícia do INSS, veja abaixo o que é preciso levar para não ser reprovado.
Outra informação relevante é que apesar de você passar pela perícia, isso não te garante que você consiga o aval da mesma. Tudo dependerá da análise pericial.
Como marcar a perícia do INSS?
No geral, a perícia do INSS demanda um pouco mais de tempo do que as pessoas gostariam. Isso ocorre devido a uma série de prazos que precisam ser cumpridos, bem como um passo a passos também.
A concessão do benefício pode envolver consultas médicas para analisar se de fato você precisa desse benefício.
O agendamento pode ser feito através do site meu INSS com o seguinte passo a passo:
- login no Meu INSS;
- “Do que você precisa?” e escreva “Agendar Perícia”.
- “Perícia Inicial” se for a primeira vez
- Clique em “Atualizar”;
- Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
- Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
Após esse agendamento é necessário fazer uma junta de diversos documentos médicos e também pessoais que comprovem a sua necessidade daquela solicitação da perícia. Os quais são:
- Documento de identificação oficial com foto;
- Número do CPF;
- Número de identificação do trabalhador (PIS/PASEP);
- Carteira de trabalho ou carnês de contribuição, ou qualquer documento que comprove o pagamento do INSS ;
- Atestado ou laudo médico que comprove a doença
- Exames médicos que comprovem a enfermidade do segurado;
- Requerimento carimbado e assinado pela sua empresa, informando o último dia de trabalho (apenas para os trabalhadores celetistas)
Como é a resposta da analise?
A resposta da análise pode demandar um tempo maior do que o previsto. Ela será dada no mesmo dia. O médico responsável por ela poderá prorrogar a concessão do benefício ou autorizar pela primeira vez..
Quanto tempo o INSS tem para responder e conceder o benefício?
O prazo inicial para a resposta do INSS é diferente do prazo da concessão do benefício.
Ele deve ser cumprido até às 21h daquele dia estabelecido, no entanto, caso ele não seja cumprido, é necessário que você entre em contato com a central de atendimento no número 135 para buscar informações.
Já os prazos para a concessão do benefício podem variar bastante. Antes da ocorrência da pandemia que movimentou o serviço de saúde como nunca antes, mas que, no entanto, paralisou os demais serviços, a concessão do benefício da perícia era feito em até 45 dias e atualmente pode chegar até 90 dias
No entanto, apesar do prazo já ser estendido, ainda assim podem ocorrer casos de atraso e se isso acontecer com você, procure o canal de atendimento mais viável para entrar em contato e ficar orientado sobre o porquê da demora.
Caso mesmo entrando em contato com o canal de atendimento, você não consiga retorno sobre o porquê da demora, procure ajuda de um profissional, um advogado que seja especializado no caso para te nortear e juntar todas as provas necessárias para resolução do caso.
Com essas orientações sobre como realizar a sua perícia e quais documentos levar para não ser reprovado, ficará mais fácil saber como proceder na sua primeira perícia e também como viabilizar seu direito.
Leia também: Já fiz a perícia no INSS: quando vou receber meu benefício?
Siga nosso Instagram: @sm.previdencia
Auxilio doenca
Bom dia senhor Adriano, tudo bem? Nosso atendimento é pelo WhatsApp (11)96300-8692, pode me chamar! Atenciosamente – Equipe Previdência Smith Martins.
Tenho mais de cinco anos afastada do meu serviço devo comparecer na empresa que eu trabalhava pois minha perícia foi negado judicialmente. E agora não sei u que fazer pois não tenho condições de trabalhar mesmo sinto muito fraqueza e cansada sem forças mesmo e meu serviço era serviços gerais tinha que limpar paredes teto. Pelo amor de Deus me ajude gratidão pois estou passando por uma fase muito difícil da minha vida AINDA tenho 2 filhos pra sustentar obrigada por a sua atenção
Bom dia senhora Jocelia, tudo bem? Nosso atendimento é pelo WhatsApp (11)96300-8692, pode me chamar! Atenciosamente – Equipe Previdência Smith Martins.