Como dar entrada na aposentadoria por idade?

Aposentadoria por idade

As regras para aposentar estão sempre em mudanças e a cada ano que passa fica mais confuso saber como dar entrada na aposentadoria por idade. No entanto, apesar das inúmeras inconstâncias, vamos solucionar de forma simplificada toda essa questão burocrática.

Muitos brasileiros ainda ficam em dúvida sobre direitos simples que eles possuem e a aposentadoria gera uma certa confusão sobre o momento que é possível solicitá-la. Veja abaixo as informações que separamos para auxiliá-lo nessas questões.

Entenda quando é possível se aposentar por idade na atual legislação

Hoje em dia, com a reforma da lei previdenciária vigente, algumas mudanças ocorreram e é necessário possuir 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, ambos devem ter contribuído no mínimo 15 anos para aposentar.

Há ainda uma diferença para quem quer se aposentar no serviço público e no privado. No caso do público, a pessoa precisa que dos 15 anos de contribuição, 10 seja dentro do serviço público e 5 no cargo onde quer se aposentar.

Existe também a regra da aposentadoria compulsória, onde o trabalhador é automaticamente colocado no benefício e retirado do trabalho a partir de 75 anos.

Veja como é possível dar entrada na aposentadoria por idade

É possível realizar quase todo o processo online através do portal meu INSS, uma plataforma que possibilita dar entrada aposentadoria sem precisar ir até uma agência do INSS para solucionar.

Nessa plataforma, seja através do site ou aplicativo você precisa obter os seguintes documentos disponíveis: identidade, CPF, CNIS, que é o extrato de contribuição, carteira de trabalho, Comprovante de residência, um requerimento feito por escrito, comprovante de atividade especial, no caso por sua e carnês de contribuição, no caso de ter feito a contribuição dessa forma.

E se eu cumpri o tempo mínimo exigido antes da reforma, mas não fiz o pedido da aposentadoria?

Ainda ficam muitas dúvidas sobre a não realização do pedido mesmo possuindo o direito. Sendo que, se você já possuía direito para ingressar com o pedido de aposentadoria antes dessa reforma que alterou a idade da solicitação, saiba que caso seja mais vantajoso, deverá ser feito o cálculo em cima da regra antiga.

Neste caso, existe a possibilidade de o pedido de documentos ser mais extenso, para comprovar o que está sendo alegado.

Em geral, como explicado acima, todo o processo é feito de modo virtual, no entanto, há algumas situações em que precisa da interferência de um profissional competente para analisar os direitos trabalhistas da pessoa, bem como, orientá-la da melhor maneira para viabilizar a sua solicitação.

Consegui dar entrada na aposentadoria. Em quanto tempo é o primeiro pagamento?

O benefício geralmente é pago a partir de 30 até 90 dias da data em que todos os documentos que foram solicitados foram entregues. No ano de 2022, o prazo estendeu-se para um pouco mais e é previsto sair o pagamento a partir de 45 dias até 90.

Em caso de atraso, subindo então o prazo estabelecido, o beneficiário receberá juros e correção monetária, para reparar o ocorrido.

O acompanhamento do benefício da aposentadoria pode ser acompanhado através do aplicativo ou site Meu INSS. No portal dos meus benefícios é possível saber o status da aposentadoria, se foi deferido, indeferido, realizado o pagamento ou não.

Caso você esteja no seu direito da obtenção do benefício e ele estiver negado, existe a possibilidade de, junto a um advogado, reaver essa solicitação para que você não saia prejudicado.

Por isso, é extremamente importante que você busque ajuda com um profissional competente, para que o seu problema seja solucionado de maneira rápida e sem gerar um novo transtorno a partir do que já está acontecendo.

Leia também: Como transformar o BPC/LOAS em aposentadoria?

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima