Auxílio doença e aposentadoria por invalidez por problemas na coluna

auxílio doença

Muitas pessoas costumam ter dúvidas a respeito do auxílio doença e aposentadoria por invalidez relacionados com problemas na coluna, e sobre como é feito o cálculo.

É muito importante conhecer esse tipo de informação, para que você saiba como pleitear quaisquer destes benefícios, caso seja necessário.

Além disso, é também importante conhecer o conceito de cada benefício para que você possa avaliar o que é adequado para o seu caso.

Vamos agora conhecer mais a respeito desse tema, e desvendar mais a respeito do auxilio doença e da aposentadoria por invalidez por problemas na coluna.

O que é o auxílio doença?

O auxilio doença é uma espécie de benefício previdenciário devido aos que são segurados do INSS. Quando o segurado acaba por ter algum tipo de problema de saúde que necessita de tratamento, pode ser que precise se afastar do trabalho.

Quando isso ocorre, e o segurado precisa ausentar-se do serviço por mais do que 15 dias, o benefício pode vir a ser pleiteado.

É preciso comprovar a real necessidade de se afastar, além de ir a uma perícia e receber esse aval para ir fazer o seu tratamento e ainda receber uma remuneração dentro deste período.

Além disso, vale se atentar ao fato de que, caso você solicite o benefício depois de 30 dias de afastamento, não há a possibilidade do recebimento de valores retroativos.

Para requerer, é importante levar documentos pessoais, carteira de trabalho, laudo médico e um requerimento emitido pela empresa que comprove o último dia trabalhado.

O que é aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é um benefício que se deve aos segurados do INSS que sejam acometidos por algum tipo de enfermidade que os impeçam totalmente de exercer sua atividade laborativa.

Com isso, o afastamento do serviço é imprescindível, tanto para realizar o tratamento quanto por conta da incapacidade gerada.

Para que a pessoa possa ter direito a essa aposentadoria, a pessoa precisa ter sido acometida por uma das enfermidades listadas e também passar por uma perícia.

É imprescindível levar documentos pessoais, laudos médicos e receitas, e quaisquer outros documentos que comprovem a necessidade do benefício.

É possível conseguir auxílio doença e aposentadoria por invalidez por problemas na coluna?

Sim, é possível conseguir a concessão, tanto do auxílio doença quanto da aposentadoria por invalidez em decorrência de problemas na coluna, porém, tudo depende da gravidade e da incapacidade ao trabalho que é gerada por este problema.

O problema na coluna tem grande incidência e pode ser, inclusive, agravado pela jornada de trabalho.

Nesses casos, não importa se o problema na coluna já era pré-existente. Caso o próprio trabalho tenha piorado a situação e causado um afastamento, é possível pleitear este benefício.

Quais as principais causas do problema na coluna?

O  problema na coluna pode tanto ser pré-existente ao trabalho quanto ser provocado justamente pelo tipo de atividade que a pessoa exerce normalmente.

De forma geral, ocorrem por conta de:

  • Fatores congênitos ou hereditários;
  • Traumas por pancadas, quedas ou acidentes;
  • Movimentos repetitivos;
  • Postura errada;
  • Problemas reumáticos;
  • Problema degenerativo;
  • Carregar excesso de peso constantemente.

Para a concessão do benefício, no entanto, não importa se o problema já existia antes. Se o labor prejudica e agrava a situação, é possível reclamar o benefício.

Como funciona o cálculo do benefício?

É muito importante, também, ter uma leve noção de como funciona o cálculo do benefício previdenciário. Isso ajuda a entender o procedimento e o que esperar. Veja a seguir mais algumas informações.

Auxílio doença

Para calcular, faz-se uma média das contribuições feitas pelo segurado até a data do pedido do auxílio. Depois, aplica-se um valor de 91%, que resulta enfim no salário do benefício. Uma segunda média calcula em relação aos últimos doze meses e, por fim, o valor do auxílio é a menor média dentre as que se calculou.

Aposentadoria por invalidez

Se a doença foi provocada ou agravada pelo trabalho, então é feita uma única média de todos os salários de contribuição até a data de afastamento. Caso a doença de coluna não tenha relação com o trabalho, o processo é diferente.

Retira-se a média de todos os salários até a data em que foi solicitado o pedido. Após isso, para as mulheres com até 15 anos de contribuição e para os homens com até 20 anos de contribuição aplica-se mais 60% em cima dessa média.

Se caso o tempo de contribuição for maior, aumenta-se 2% no cálculo.

Como saber se o benefício está correto e se a doença é relacionada ao trabalho?

Para conferir se o benefício está correto, é importante pegar uma carta de comunicação do INSS, onde é proferida a decisão e o benefício que foi concedido.

E para saber a respeito da relação entre doença e trabalho, é importante ver a análise médica e o laudo dado por ele.

Auxílio doença e aposentadoria por invalidez por problemas na coluna são possíveis de se conseguir. Em caso de dúvidas a respeito de seus direitos, entre em contato com nossos especialistas.

Leia também: Quais os critérios da aposentadoria especial?

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima