Aposentadoria hibrida: o que é e quais as mudanças com a reforma

Aposentadoria híbrida

Você conhece a aposentadoria híbrida e sabe como ela funciona e para quem se aplica? Se você não conhece muito a respeito desse tema, ou quer se informar a respeito das alterações em relação a Reforma da Previdência, está no lugar certo.

Esse tipo de aposentadoria gera muitas dúvidas, justamente pelo seu caráter híbrido, ou seja, que mescla dois tipos de aposentadorias diferentes.

Se você quer conhecer mais a respeito do assunto e entender o que é, quais as mudanças e quem tem direito a esse benefício, continue acompanhando conosco.

O que é aposentadoria híbrida?

A aposentadoria híbrida é uma espécie de benefício previdenciário em que o segurado tem a oportunidade de somar tempo de trabalho rural e urbano de forma a unir o tempo e conseguir a aposentadoria.

Sendo assim, é considerado o período de trabalho nas duas modalidades, de forma a auxiliar aqueles trabalhadores que migraram da zona rural para as grandes cidades.

Essa aposentadoria foi criada graças ao grande êxodo que trouxe diversos trabalhadores a migrarem de área. Esse benefício foi criado em 2008, com a Lei 11.7118/2008, que regula aposentadoria híbrida.

Quais as mudanças após a reforma da previdência?

Para os que começaram a contribuir com o INSS após a reforma, as regras são as seguintes:

  • 65 anos de idade e 20 anos de tempo de contribuição;
  • 62 anos para as mulheres e mais 15 anos de tempo de contribuição.

Sendo assim, as mudanças que ocorreram estão relacionadas com o aumento de 5 anos no tempo de contribuição para os homens e mais 2 anos para as mulheres.

Vale ressaltar que não existe nenhum tipo de regra de transição para a aposentadoria híbrida, o que é bastante prejudicial para o trabalhador.

Quem tem direito à aposentadoria híbrida?

A aposentadoria híbrida é direito de todos os trabalhadores que se dividiram entre trabalho rural e urbana. Quando o trabalhador deseja unir os dois tempos de contribuição, essa é a aposentadoria ideal.

Vale dizer que os requisitos dessa aposentadoria dependem da data em que você consegue comprovar a contribuição.

Qual o valor da aposentadoria híbrida?

Para aqueles que tiverem conseguido reunir todos os requisitos para se aposentar até a data de 12/11/2019, o valor do benefício vai ser calculado assim:

  • Cálculo dos 80% maiores salários recebidos;
  • Sendo assim, a pessoa receberá 70% mais 1% para cada ano da carência, com limite de 100%.

Porém, caso você tenha se aposentado depois da reforma de 2019, então o cálculo será diferente:

  • Média de 100% de todos os salários;
  • Da média calculada, você recebe 60% mais 2% ao ano depois de 20 anos de contribuição para homens e 15 anos para mulheres.

Agora que você já sabe melhor como funciona a questão da aposentadoria hibrida e como fazer o cálculo, tudo fica mais fácil. Se precisar de ajuda, conte conosco. Basta entrar em contato com nossa equipe.

Leia também: Aposentadoria MEI, como funciona?

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

3 comentários em “Aposentadoria hibrida: o que é e quais as mudanças com a reforma”

  1. Avatar
    Claudete de Souza kolinski

    Eu trabalhei muito tanto no meio rural como na cidade mais nunca de carteira assinada pago o INSS algum tempo tenho 52 anos como faço e tenho deprecao profunda com vários atestados agora vou me tratar no capis

    1. Avatar
      Maicon Bergamo

      Boa tarde, Claudete!
      Por gentileza, entre em contato conosco através de nosso WhatsApp comercial: (11) 96300-8692 e estaremos à disposição para auxiliá-la. Grato ! Atenciosamente: Equioe SM Previdência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima