Aposentadoria especial dos vigilantes: saiba quais são os seus direitos

Aposentadoria especial dos vigilantes

Você sabia que existe uma aposentadoria especial dos vigilantes? Saiba quais são os seus direitos entenda como é importante ter o conhecimento sobre os benefícios do INSS.

Se você faz parte do rol de pessoas que precisam dessa modalidade de aposentadoria, veja abaixo quais são as vantagens dela e como realizar uma possível solicitação.

O que é aposentadoria especial dos vigilantes?

Diferentemente da aposentadoria especial devido a algum transtorno ou doença comprovada por médicos do INSS, a aposentadoria especial dos vigilantes é um benefício que reduz um pouco o tempo necessário de contribuição parar solicitar a aposentadoria.

Existe um benefício chamado de especial o qual auxilia pessoas que prestam um tempo de exposição a situações perigosas, e como é o caso de muitos vigilantes.

Não precisa ter 35 anos de serviço para se aposentar nesse caso. Com 25 anos e com a exposição que os vigilantes possuem, já é possível solicitar essa aposentadoria especial.

Isso é o que a torna um pouco diferente da aposentadoria tradicional, de pessoas que não possuem nenhum trabalho que tenha riscos.

Saiba quais são os seus direitos sobre a aposentadoria especial dos vigilantes

O cálculo de aposentadoria dos vigilantes é diferenciado e para solicitá-lo é necessário realizar o passo a passo no site MEU INSS.

Através dele é possível simular o cálculo da aposentadoria, mas é fundamental que a pessoa que queira se aposentar dessa forma entre em contato com um advogado para que ele preste assistência especializada nessa área.

Com o primeiro passo já realizado, que é o cálculo da aposentadoria para saber qual o tempo de trabalho e o horário especial para verificar se já é possível aposentar-se, basta dar início ao procedimento.

No entanto é necessário recolher todas as documentações que comprovem que você exerceu essa atividade e que precisa dessa aposentadoria especial para vigilantes.

Regras da aposentadoria até 2019, que antes eram diferentes da atual, podem valer, desde que a pessoa qual tenho direito de se aposentar tenha feito o requerimento e a solicitação até a data limite em 2019 mesmo.

Em caso de dúvidas, existe a possibilidade também de direcionar-se até uma agência do INSS para obter um melhor direcionamento e maiores informações sobre o sistema de aposentadoria não só dos vigilantes como também de pessoas que não possuem essa atividade.

Mas afinal, como comprovar a necessidade dessa aposentadoria

Apesar de ser extremamente comum em algumas aposentadorias a exigência da confirmação do médico do INSS, é possível agilizar a sua aposentadoria especial para vigilantes solicitando o perfil profissiográfico o previdenciário.

Ele é solicitado diretamente à empresa seja por e-mail, desde que com registro ou em contato direto.

Além disso, caso a resposta da empresa demore, é importante procurar um advogado especialista no caso para entender quais são os meios administrativos ou legais de obter os documentos necessários desta empresa.

Com o perfil profissiográfico previdenciário em mãos é importante verificar todos os campos que estiverem dando informações referentes ao tempo de serviço e também atividade. Veja também se consta a indicação do uso de arma ou não nas suas atividades.

Caso você encontre uma informação que não seja coerente, solicite o conserto para não ter nenhum empecilho futuro.

Vale dizer, que se você é um vigilante, precisa saber que existe uma aposentadoria especial para você.

Lembre-se que tudo é feito pelo INSS, a não ser a solicitação do PPP. Para evitar qualquer transtorno, bem como negativas de todo o processo, é fundamental solicitar ajuda de um profissional competente na área para que ele te dê instruções necessárias para prosseguir com a obtenção da aposentadoria especial dos vigilantes.

Leia também: Eu já recebo o BPC/LOAS: posso receber outros benefícios do INSS?

Siga nosso Instagram: @sm.previdencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima